quarta-feira, 14 de julho de 2010

Senti-me feliz com a felicidade dele!

Chegou ao fim mais um dia de trabalho. Senti-me realizada hoje! Um turno de manha, com o serviço lotado até quase à porta, sim porque para além de camas, ainda temos macas no corredor com doentes, mas falarei disso outro dia…. Dizia eu que me senti realizada… entre os meus 7 doentes, tinha um que está na cama 34, o senhor F. que encontrei, hoje, no início do turno, com fácies triste e imobilizado dos membros superiores. Não conhecendo o doente, e tendo apenas como ponto de partida o que os meus colegas me tinham passado em turno, tentei perceber o senhor… Afinal o senhor F. é um doente orientado que apenas estava insatisfeito e agitado por estar algaliado (não tinham explicado o porquê!) e necessitar de mascara de venturi. Com autorização medica desalgaliei-o e chegamos á conclusão que afinal nem necessitava de mascara de venturi. Conclui que por vezes, devido ao número elevado de doentes passam-nos ao lado certos pormenores que são importantíssimos para o doente, direi mesmo são falhas que temos que assumir e teremos que estar mais alerta. O doente é um todo e temos que o ver de forma holística. Não temos à nossa frente uma máquina, mas sim uma pessoa! O senhor F. já está naquele serviço fazia hoje três dias e esteve sempre imobilizado com a justificação que ele tentava retirar a algália. Ninguém teve 5 minutos para o tentar perceber! Afinal o doente até tinha mesmo dor a nível do pénis porque depois ficou calminho e referiu não ter dor… O senhor F. ficou feliz e agradeceu bastante. Parece que ganhei o dia apenas com o sorriso que ele me esboçou. Senti-me realizada! È por conseguir fazer algo pelos outros num momento em que as pessoas precisam de mais carinho, que gosto tanto da minha profissão. Senti-me mesmo feliz! :D è triste por vezes os doentes e família só verem as nossas falhas, os nossos aspectos negativos e não repararem no esforço que fazemos para torna-los felizes. Usam o livro de amarelo só para fazer reclamações, mas raramente fazem um elogio.

6 comentários:

  1. Tânia,amiga!

    Que dizer-te perante tudo o que acabei de ler.Estou arrepiada.Apetece-me dizer-te de coração aberto que escolheste sem duvida a profissão correcta.Li todas as tuas postagens e não estou de todo surpreendida.O teu coração humano espelha-se em todos os textos que escreveste.Ser enfermeira é uma vocação que tu tens.Felizes dos doentes que passam por ti!Para além dos cuidados que cada doente merece para a sua cura,está o teu sorriso, a tua palavra.Mas é verdade, amiga, tu não és Deus para os curares,para lhes tirares o sofrimento,mas és um bálsamo suavisante certamente para cada um deles.E com a fé que tenho,como católica que sou,só poderei dizer que Deus está feliz.Os meus pensamentos misturam-se.Devido á profundidade com que escreves no teu PARTILHAS.
    Certamente vives a tua profissão com Amor e só desejo que o sorriso que dás aos teus doentes,seja o sorriso de serenidade para depois quando não existe possiveis.Deixa-me dar-te os Parabéns.Porquê?!Porque sim!Esta tua PARTILHA despertará certamente quem ler as tuas postagens.É um alerta!Eu gostei,sinceramente o digo! Obrigada por seres como és!Continua a Partilhar,porque na tua partilha,vão ensinamentos.Abraçinhos amiga.Zézinha C.(desculpa se me alonguei,mas muito fica também por dizer)

    ResponderEliminar
  2. Olá Tânia.
    Conheci o teu blog agora mesmo. vim arrastada através do blog da Zézinha e em boa hora o fiz.
    Não vou comentar apenas esta postagem por uma razão muito simples: estive a ler todas.
    Tenho ainda em catadupla todos os sentimentos que me transmitiste com tudo o que partilhaste.
    Só me ocorre dizer: Bem-hajas!
    E remato com um: Deus vos ajude a todos porque se dispõe ajudar duma forma tão directa e humana.
    Sei que vou cá voltar:)

    PS: Desculpa tratar-te por tu mas deves ser menin prai da idade da minha filhota...
    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Amiga foi tão reconfortante ler o teu comentário. Estou de coração cheio. Há meses que não vinha ao meu curto blog e chegar cá e ler isto… olha sem palavras…. Obrigada. Tens sempre algo a dizer e sempre com imenso carinho! Vou seguir o teu conselho e continuar a escrever, nem que sejam apenas umas linhas. Beijo enorme

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Dulce pelo seu carinho. É raro alguém perceber que somos importantes, e que o nosso trabalho vai muito mais para além de técnicas.
    Obrigada... Após grande ausência, vou continuar a escrever, por isso pode continuar a visitar! :)
    Beijo grande

    (e sim sou novinha :))

    ResponderEliminar
  5. È bom na verdade saber que há profissionais com um certo humanismo Enfermeiros(as) com grande E e uma certa sensibilidade, e olho, pois claro para certos problemas.
    Realmente existem momentos em que aliviar a dor ou retirar uma sonda inutil por exemplo, ou até retirar a imobilização de um doente é muito importante. Imagino o que um doente pensará de estar amarrado de pés e mãos. Por outro lado a segurança do paciente é importante.Que fazer?
    Abraço amigo
    Utilia Ferrão.
    Gostei de passar por aqui

    ResponderEliminar
  6. Voltarei,e para já um Feliz 2012
    E que essa sensibilidade e humanismo e o cuidar da pessoa holisticamente continue sempre.
    Obrigada
    Utilia Ferrão

    ResponderEliminar